domingo, 2 de outubro de 2011

Usina Hidrelétrica x Meio Ambiente


A energia elétrica proveniente de Usinas Hidrelétricas é gerada a partir do aproveitamento da força das águas de um rio. Este processo é realizado através da movimentação das pás de uma turbina pela passagem das águas e em cujo eixo está acoplado um gerador. O giro da turbina possibilita que o gerador converta a energia do movimento das águas em energia elétrica.
Estas usinas causam diversos impactos ambientais, os principais são:
  •           Inundação de áreas extensas de produção de alimentos e florestas;
  •    Alteração no ambiente, prejudicando uma grande variedade de espécies de seres vivos (Exemplo: interferem na migração e reprodução de peixes);
  •      Alteram o funcionamento dos Rios;
  •      Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos.
Sabemos que toda e qualquer intervenção do homem na natureza provoca impactos ambientais.
O principal impacto ambiental causado pela Usina Bernardo Mascarenhas era o impedimento da piracema, pois não tem elevador para o peixe seguir o curso normal do rio acima do Grande Lago, esse fato contribui, de certa maneira, para a redução de peixes no grande rio. Solução encontrada é o programa de piscicultura desenvolvido na região pela CODEVASF que consiste em produção e distribuição de alevinos e soltura dos mesmos no Grande Lago da Represa de Três Marias, bem como em outros trechos. Dessa forma, garante-se a atividade pesqueira, de grande importância econômica e social ao longo Rio da Unidade Nacional.

Grande Impacto Ambiental Causado na Usina Bernardo Mascarenhas

  •     Morte de aproximadamente 7 toneladas de peixe.

No dia 02 de Abril de 2007 houve um grande acidente na Usina Hidrelétrica de Três Marias (Usina Bernardo Mascarenhas). 

De acordo com a Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente), os peixes estavam num poço localizado na parte do vertedouro da usina. Os cardumes se deslocaram para a parte das turbinas, onde houve a mortandade, provavelmente, provocada pela falta de oxigênio na água. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que cerca de 10 toneladas de peixes se deslocaram para a área das turbinas. Devido à grande quantidade de cardumes, houve falta de oxigênio, o que provocou o acidente ambiental. Para interromper a mortandade, a Cemig abriu as comportas da usina, para entrar mais água na represa, mesmo assim, aproximadamente 7 toneladas de peixes morreram.

 A maioria dos peixes que morreram são de pequeno porte, de diversas espécies como Mandi, Matrichã e Dourado. A mortandade pode comprometer a pesca no Rio São Francisco. Cerca de 1,5 mil pescadores são cadastrados na Feam, somente na região de Três Marias.

A Cemig informou ainda que as causas do acidente ecológico não estejam relacionadas com nenhuma falha de manutenção, e que o cardume teria entrado numa turbina que estava parada para manutenção.



Fonte:

<http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI1522585-EI8139,00-MG+t+de+peixes+morrem+causas+serao+apuradas.html> Acesso em: 02 de Outubro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário