segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As Três Marias

       A origem do nome Três Marias gera dúvidas até hoje. Algumas versões apontam para a menção astronômica das três estrelas pertencentes a constelação de Orion, perfeitamente vistas nessa região. No ponto de vista geográfico, há referencias que esse nome seria originário do número de cachoeiras existentes no local onde foi construída a represa que eram três. Na crendice popular, contam os nativos da região que a denominação é atribuída às três irmãs gêmeas que moravam às margem do rio.
     


A crendice popular contada pelo natios da região é a seguinte. Há muitos anos atrás, residia às margens do Rio São Francisco uma família que montou uma pequena hospedaria na fazenda. Com o passar dos anos, os pais morreram e as filhas Maria Francisca, Maria das Dores e Maria Geralda continuaram com a hospedaria, ponto de parada obrigatória. Aquela pequena hospedagem tornou-se popular como as "Três Marias".
Rio São Francisco
        Certo dia, como de costume, as Três Marias foram nadar, sem saber que vinha vindo uma cabeça de enchente. As águas vinham revoltas, arrastando animais, árvores, plantações, carregando e destruindo tudo a sua passagem. As Três Marias, ao sentirem a chegada das águas, tentaram sair do rio, mas Maria Geralda começou a se afogar nas águas, Maria Francisca tentou salvá-la e começou a se afogar também. Quando Maria das Dores viu as suas irmãs debatendo-se nas águas, numa luta mortal, entrou no rio para tentá levar suas irmãs para as margens do Rio. Tudo em vão: as águas carregaram as Três Marias para o fundo do Rio. Após o acidente trágico, o nome de Três Marias tornou-se mais popular ainda, ficando aquela região e a assim conhecida.



0 comentários:

Postar um comentário