quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Curiosidade

De acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na resolução N° 394, de 4 de dezembro de 1998 resolve:

Art.1° Aprovar na forma que se segue, os critérios para o enquadramento de empreendimentos hidrelétricos na condição de pequenas centrais hidrelétricas, a serem observados pelos agentes do setor elétrico brasileiro e sociedade em geral, interessada em realizar atividades relacionadas à geração de energia elétrica.
Art.2° Os empreendimentos hidrelétricos com potência superior a 1000KW e igual ou inferior a 30000 kW, com área total de reservatório igual ou inferior a 3,0 Km2, serão considerados como aproveitamentos com características de pequenas centrais hidrelétricas.
Analisando esta resolução e aplicando à Usina Hidrelétrica de Três Marias verifica-se que essa não está enquadrada, ou seja, a usina não se configura como uma pequena central hidrelétrica.


Ao se comparar as condições necessárias para ser uma PCH, a usina de Três Marias possui uma capacidade de produção de energia de 396000 KW, superior ao valor estipulado pela ANEEL que é de 1000 a 30000 KW. Quanto analisada a área total do reservatório, Três Marias possui uma área de 1700 Km2 também superior ao definido pela ANEEL de 3,0 Km2.

Com isso podemos chegar a conclusão de que Três Marias não se configura como uma PCH mas sim uma grande usina geradora.

0 comentários:

Postar um comentário